TRAJETÓRIAS E MEMÓRIAS (AUTO)BIOGRÁFICAS DE UMA PROFESSORA NO AEE
Experiências e narrativas sobre diferenças e inclusão escolar
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2662Palavras-chave:
Narrativas (auto)biográficas. Formação docente. Educação Inclusiva.Resumo
Este estudo buscou compreender como as narrativas (auto)biográficas evidenciadas na carta narrativa da professora-colaboradora que desenvolve o Atendimento Educacional Especializado (AEE) reflete as práticas pedagógicas inclusivas, considerando os marcadores sócio-históricos que forjam as concepções acerca da centralidade das diferenças presentes na instituição escolar. Utilizou-se como método a Pesquisa Narrativa com enfoque biográfico-narrativo. Tomando como dispositivo de pesquisa uma carta reflexiva sobre experiências de vida-formação-profissão da docente colaboradora. O estudo contou com a participação de uma professora colaboradora. o presente estudo teve como perspectiva de análise o movimento compreensivo-interpretativo das narrativas. Os resultados evidenciam elementos consubstanciais que constituem a formação e a identidade da professora-colaboradora, sendo eles: a identidade docente, influências familiares, o contexto social e político, desafios profissionais e práticas pedagógicas voltadas para a inclusão.
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