PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO EM LÍNGUA DE SINAIS

Autores

  • Wilma Pastor de Andrade Sousa Universidade Federal de Pernambuco https://orcid.org/0000-0002-1786-7917
  • Luís Gustavo Souza da Paz Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2573

Palavras-chave:

Letramento literário, Língua de sinais, Práticas, Professores bilíngues

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar as práticas de letramento literário em língua de sinais por professores bilíngues de estudantes surdos. Trata-se de uma pesquisa realizada em salas regulares bilíngues para surdos, em escolas municipais da cidade do Recife-PE. Participaram deste estudo quatro professoras bilíngues. A coleta de dados aconteceu em dois momentos. No primeiro, foi feita uma entrevista semiestruturada com as professoras participantes, com a intenção de levantar dados sobre as possíveis dificuldades encontradas pelas professoras na prática de letramento literário com estudantes surdos. No segundo, foram realizadas observações em sala de aula, objetivando identificar as práticas pedagógicas utilizadas pelas professoras no processo de letramento literário em língua de sinais. Os dados revelaram que a principal dificuldade durante a mediação de leitura era a falta de vocabulário dos estudantes em Língua Portuguesa e Língua Brasileira de Sinais -Libras. Além disso, observou-se que as participantes utilizaram boas práticas de letramento literário em língua de sinais, uma vez que todas fizeram uso da contação de histórias em língua de sinais, além de utilizarem gravuras, vídeos e encenações teatral para facilitar a compreensão dos estudantes surdos.

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Biografia do Autor

Wilma Pastor de Andrade Sousa, Universidade Federal de Pernambuco

Doutora em Linguística, UFPE, Recife-PE. Brasil. Líder do GEPESES.

Luís Gustavo Souza da Paz, Universidade Federal de Pernambuco

Licenciado em Letras Libras, IFPB, Recife-PE. Brasil. Membro do GEPESES

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Sousa, W. P. de A. ., & Paz, L. G. S. da . (2024). PRÁTICAS DE LETRAMENTO LITERÁRIO EM LÍNGUA DE SINAIS . Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2573