EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso da Tecnologia Assistiva em um ambiente computacional

Autores

  • Taiane Abreu Machado Universidade Federal da Bahia
  • Déborah Sara Souza Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia
  • Glória Elizabeth Galindo Abreu Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2819

Palavras-chave:

Inclusão, Tecnologia Assistiva, Aprendizado, Informática

Resumo

O presente artigo tem como finalidade a reflexão sobre a inclusão educacional mediante a utilização da Tecnologia Assistiva (TA) em um laboratório de informática, tendo com ênfase a aprendizagem dos educandos com necessidades educacionais específicas, considerando o contexto de um Centro de Atendimento Educacional Especializado (CAEE) em Salvador-BA. Metodologicamente, é uma pesquisa básica, que objetiva explicar o tema de maneira qualitativa com cunho exploratório, baseando-se em uma análise bibliográfica e documental para discutir a temática, tendo como principal foco os documentos institucionais do CAEE. Diante disso, o objetivo do estudo é analisar o uso da Tecnologia Assistiva (TA) na aprendizagem dos educandos que frequentam o ambiente computacional em um CAEE de Salvador-BA. Um diferencial dessa instituição é a presença de uma profissional Licenciada em Computação que atua como professora do laboratório de informática, sendo esta responsável por selecionar os recursos de TA utilizados pelos educandos no momento dos atendimentos. Na pesquisa fica evidenciado a importância dos recursos para auxiliar esses educandos no seu processo de aprendizagem, além disso, o uso da Tecnologia Assistiva torna o ambiente do laboratório de informática mais inclusivo. 

 

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Biografia do Autor

Taiane Abreu Machado, Universidade Federal da Bahia

Doutora em Educação. Universidade Federal da Bahia (UFBA)/ Faculdade de Educação/Departamento I de Educação), Salvador-BA, Brasil. Membro do grupo de pesquisa GEINE.

Déborah Sara Souza Santos, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Licenciada em Computação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Polo Paulo Afonso-BA, Brasil

Glória Elizabeth Galindo Abreu, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia

Licenciada em Computação. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Polo Paulo Afonso-BA, Brasil.

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Publicado

2025-01-19

Como Citar

Machado, T. A. ., Santos, D. S. S. ., & Abreu, G. E. G. . (2025). EDUCAÇÃO INCLUSIVA: o uso da Tecnologia Assistiva em um ambiente computacional. Revista Saber Incluir, 2(3). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2819