Currículo oculto e a arte dentro de um planejamento educacional: estudo de caso a partir do programa Ciência e Arte nas Férias (CAF)
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1274Resumo
Este artigo tem como objetivo compreender os aspectos envolvidos na construção de um currículo oculto, através do qual se desenvolvem aprendizagens que não foram previstas no planejamento educacional previamente estipulado. O meio pelo qual realizaremos esta análise é através do relato da experiência docente durante o Programa “Ciência e Arte nas Férias”, promovido pela Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), no primeiro semestre do ano de 2017. A interação com quatro bolsistas do ensino médio nos permitiu reflexão tendo como base o currículo oculto, a partir de suas experiências pessoais no projeto “Direitos Fundamentais, Artes e Jogos: um diálogo multidisciplinar”. A centralização do planejamento de ensino nas realidades trazidas pelas bolsistas para a sala de aula, de forma a relacionar o conteúdo do projeto com as experiências vividas, foi recompensado com o empoderamento delas sobre sua atuação política na sociedade, relativizando o capital cultural a favor das bolsistas, para que elas utilizassem sua própria cultura para pensarem o campo jurídico e se posicionarem nele enquanto sujeitos de direitos.
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