A qualidade educacional para o programa escola ativa

Autores

  • Julia Mazinini Rosa
  • Maria Cristina dos Santos Bezerra

Resumo

O programa Escola Ativa é uma política federal voltada para escolas multisseriadas, implementado no Brasil entre 1997 a 2011, com a finalidade de melhorar a qualidade educacional de áreas que apresentam altos índices de evasão, repetência e analfabetismo, como costumam ser as áreas rurais. O objetivo deste trabalho é discutir o sentido de qualidade presente no programa, a partir de pesquisa realizada no município de São José do Rio Pardo/SP. As conclusões reforçam a tese de que o programa é uma política compensatória e alinhada ao projeto neoliberal, porém, sua implementação em uma escola que não tem recebido investimentos públicos pode significar certa melhora na qualidade da educação.


Palavras-chave: Escola ativa. Qualidade educacional. Banco mundial. Escola no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Julia Mazinini Rosa

  

Downloads

Publicado

2016-09-02

Como Citar

ROSA, J. M.; BEZERRA, M. C. dos S. A qualidade educacional para o programa escola ativa. Revista Exitus, [S. l.], v. 4, n. 1, p. 79–94, 2016. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/128. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)