EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19

uma revisão sistemática acerca das questões que permeiam a realidade do ensino remoto

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2547

Palavras-chave:

Pandemia Covid-19, Educação de Surdos, Ensino Remoto

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo principal investigar por meio de uma revisão sistemática, o que tem sido produzido no Brasil sobre a educação de surdos nos anos de 2020 e 2021 durante a pandemia de COVID-19. Os objetivos específicos foram: fazer um levantamento no Google Acadêmico e no Youtube por materiais que abordem a educação de surdos na pandemia de Covid-19; caracterizar os temas abordados pelas produções; refletir sobre a educação remota de surdos. A pesquisa tem caráter qualitativo do tipo revisão sistemática, o material foi coletado no Google Acadêmico e na plataforma Youtube, e analisado a partir de uma categorização temática dos assuntos abordados e posterior análise desse conteúdo. Os resultados apontaram que os principais temas abordados foram: acessibilidade, direito a educação, relações familiares, formação profissional, entre outros. Ficou evidente que o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas foi prejudicado por limitações comunicativas, pela inadequada formação dos profissionais envolvidos e pela falta de conhecimento pedagógicos tidos pela família. Na conclusão, constata-se que a Educação de surdos durante a pandemia apresenta muitos desafios que antecedem o momento pandêmico e que têm se agravado no período atual. Muitos problemas observados foram agravados e demandam maior reflexão e ação por parte da comunidade escolar, bem como da sociedade em geral.

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Biografia do Autor

Letícia de Sousa Nascimento Xavier, Universidade Federal do Pará

Pós-graduada em Neuropsciopedagogia Clínica e Institucional, especializada em Educação Especial e Inclusiva na Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). Universidade Federal do Pará (UFPA), Ananindeua/PA, Brasil. Membra e pesquisadora nos Grupos de Pesquisas e Estudo de Educação, Linguagem Subjetividade Surda (GPELISS/UFPA) e de Aprendizagens e Práticas Pedagógicas Inclusivas (GEPAPPI/UFPA).

Christianne Thatiana Ramos de Souza, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação Especial. Universidade Federal do Pará / Instituto de Ciências da Educação / Faculdade de Educação), Belém/PA, Brasil. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Linguagem e Subjetividade Surda (GPELISS).

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Publicado

2024-03-15

Como Citar

Xavier, L. de S. N. ., & Souza, C. T. R. de . (2024). EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19: uma revisão sistemática acerca das questões que permeiam a realidade do ensino remoto. Revista Saber Incluir, 1(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2547