EDUCAÇÃO DE SURDOS E PANDEMIA DE COVID-19
uma revisão sistemática acerca das questões que permeiam a realidade do ensino remoto
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2547Palavras-chave:
Pandemia Covid-19, Educação de Surdos, Ensino RemotoResumo
O presente trabalho tem como objetivo principal investigar por meio de uma revisão sistemática, o que tem sido produzido no Brasil sobre a educação de surdos nos anos de 2020 e 2021 durante a pandemia de COVID-19. Os objetivos específicos foram: fazer um levantamento no Google Acadêmico e no Youtube por materiais que abordem a educação de surdos na pandemia de Covid-19; caracterizar os temas abordados pelas produções; refletir sobre a educação remota de surdos. A pesquisa tem caráter qualitativo do tipo revisão sistemática, o material foi coletado no Google Acadêmico e na plataforma Youtube, e analisado a partir de uma categorização temática dos assuntos abordados e posterior análise desse conteúdo. Os resultados apontaram que os principais temas abordados foram: acessibilidade, direito a educação, relações familiares, formação profissional, entre outros. Ficou evidente que o processo de ensino-aprendizagem de pessoas surdas foi prejudicado por limitações comunicativas, pela inadequada formação dos profissionais envolvidos e pela falta de conhecimento pedagógicos tidos pela família. Na conclusão, constata-se que a Educação de surdos durante a pandemia apresenta muitos desafios que antecedem o momento pandêmico e que têm se agravado no período atual. Muitos problemas observados foram agravados e demandam maior reflexão e ação por parte da comunidade escolar, bem como da sociedade em geral.
Downloads
Referências
ALVES, Jessika Figuereido.; GOMES, Jacqueline Souza. Educação de pessoas surdas em tempos de pandemia: linguagem e relações de poder. Revista Interinstitucional Artes de Educar, Rio de Janeiro, v. 6, n. Esp, p. 325 – 338, jun./out. 2020. “Educação e Democracia em Tempos de Pandemia”.Disponível em:
https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/riae/article/view/51903. Acesso em: 06 nov. 2020.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras). Disponível em:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2005/decreto/d5626.htm. Acesso em: 06 nov. 2020.
BRASIL. lei Nº 13.146, de 06 de julho de 2015, que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Diário Oficial da União, DF, Brasília, 06 jul de 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015- 2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 15 nov. 2020.
COSTA, Marcelle Ferreira; NUNES, Juliana Vaz da Silva; FLORÃO, Débora; CAVALCANTE, Higor Miranda. IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NO PROCESSO DE ENSINOAPRENDIZAGEM DE SURDOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19. Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Anais do IV CoBICET, 2023. Acesso em 13 nov. 2023.
CURY, Carlos Roberto Jamil; FERREIRA , Luiz Antonio Miguel; FERREIRA , Luiz Gustavo Fabris; REZENDE, Ana Mayra Samuel da Silva. O Aluno com Deficiência e a Pandemia. Instituto Fabris Ferreira, 2020. Disponível em: https://miguelferreira.com.br/2020/07/21/o-aluno-com-deficiencia-e-a- pandemia/. Acesso em: 04 dez. 2020.
DAMÁZIO, Mirlene Ferreira Macedo. Atendimento Educacional Especializado: A Pessoa com Surdez. Brasília: SEESP/ SEED / MEC, 2007.
FERNANDES, Disraely da Silva Machado; ROSA, Kaciana Nascimento da Silveira. A utilização de aulas remota no atendimento educacional especializado para surdos: desafios e possibilidades frente a pandemia. Salvador, Bahia: Anped, 2020.
FERNANDES, Sueli. Educação de Surdos. Curitiba: InterSaberes, 2012.
GALVÃO, Taís Freire.; PEREIRA, Mauricio Galvão. Revisões sistemáticas da literatura: passos para sua elaboração. Epidemiologia e Serviços de Saúde, v. 23, p. 183-184, 2014. Disponível em:
https://www.scielo.br/j/ress/a/yPKRNymgtzwzWR8cpDmRWQr/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2020.
GIL, Antonio Carlos Como elaborar projetos de pesquisa/Antônio Carlos Gil. - 4. ed. - São Paulo : Atlas, 2002
LACERDA, Cristina Broglia Feitosa. Tradutores e intérpretes de Língua Brasileira de Sinais: formação e atuação nos espaços educacionais inclusivos. Cadernos de Educação, n. 36, 2010.
MAUÉS, Paulo Vitor Moreira; BRAGA, Camilla Letícia Reis; COSTA, Eliene Baltazar;GOMES, Jéssica de Nazaré Soares; PACHECO, Marcelo Wilson Ferreira O Curso de Pedagogia da UFPA e sua Produção Acadêmica sobre Tecnologia Assistiva de 2007 - 2017. In: ANAIS DO 8º CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL , 2018, São Carlos. Anais eletrônicos… Campinas, Galoá, 2018. Disponível em: https://proceedings.science/cbee/cbee-2018/papers/o-curso-de-pedagogia- da-ufpa-e-sua-producao-academica-sobre-tecnologia-assistiva-de-2007---2017. Acesso em: 16 dez. 2020.
MELLO, Anahi Guedes. Deficiência, incapacidade e vulnerabilidade: do capacitismo ou a preeminência capacitista e biomédica do Comitê de Ética em Pesquisa da UFSC. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 21, n. 10, p. 3265-3276, out. 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/J959p5hgv5TYZgWbKvspRtF/?format=pdf&lang=pt. Acesso em 19 dez. 2020.
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
SAMPAIO, Rosana Ferreira.; MANCINI, Marisa Cotta. Estudos de revisão sistemática: um guia para síntese criteriosa da evidência científica. Rev. bras. fisioter., São Carlos, v. 11, n. 1, p. 83-89, jan./fev. 2007.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbfis/a/79nG9Vk3syHhnSgY7VsB6jG/?lang=pt. Acesso em: 10 dez. 2020.
SANTOS, Boaventura de Souza. A cruel pedagogia do vírus. Coimbra: Almedina, 2020. p.15-21. Disponível em: https://www.abennacional.org.br/site/wp- content/uploads/2020/04/Livro_Boaventura.pdf. Acesso em: 22 dez. 2020.
SANTOS, Amanda Roberta Raimundo; KUMADA, Kate Mamhy Oliveira.
Impactos da pandemia e os desafios na educação de surdos. Revista Inclusão & Sociedade, 2022.
SILVA, Edineide dos Santos; CONCEIÇÃO, Lívia Andrade; MONTE, Magda Souto Rosa; ALMEIDA, Maria da Conceição Alves. Constribuições dos estudos lexicais: produção de videográficos bilíngue durante a pandemia da Covid-19 pela/na comunidade surda. Leitura, Maceió, n. 67, Dossiê Linguística Aplicada, p. 238-254. set./dez. 2020.
SOUZA, Flavia Faissal; DAINEZ, Débora.Educação Especial e Inclusiva em tempos de pandemia: o lugar de escola e as condições do ensino remoto emergencial. Práxis Educativa, Ponta Grossa, v. 15, e2016303, p. 1-15, 2020. Disponível em: https://www.revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa. Acesso em 10 jan. 2021