NECESSIDADES FORMATIVAS DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2549

Palavras-chave:

Tradução e Interpretação, Línguas de Sinais, Formação

Resumo

Este estudo analisa as necessidades formativas dos tradutores e intérpretes de Libras no Ensino Superior, com base nas produções já elaboradas sobre o tema visando subsidiar sua atuação no contexto educativo. Para tanto, a investigação buscou responder à seguinte pergunta: Quais as necessidades formativas do TILS no contexto do Ensino Superior? A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica, utilizando fontes primárias para buscar os detalhes escritos e debatidos sobre o assunto escolhido (Mazucato, 2018). A coleta de registros ocorreu no período entre junho e julho de 2021, utilizando as plataformas de Periódicos da Capes e Google Acadêmico. As análises dos excertos selecionados geraram quatro categorias. A partir do que foi analisado, conclui-se que, para o intérprete atuar no ensino superior, é necessário ter proficiência linguística, possibilitando uma mediação bem-sucedida entre intérprete e aluno para que o aluno compreenda a matéria de estudo. Outras necessidades identificadas incluem o contato com a comunidade surda, essencial para o entendimento mútuo e da linguagem em seu contexto natural, a experiência prática, comum em cursos de licenciatura por meio de estágios, e a formação continuada, considerando a constante evolução da Língua de Sinais e das áreas da Educação de Surdos e dos Estudos da Tradução e da Interpretação de Língua de Sinais.

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Biografia do Autor

Francisco Girardi Neto, Universidade Federal de Roraima

Graduação em Letras com habilitação em Língua Portuguesa e Inglês pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

Sandra Moraes da Silva Cardozo, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Educação. Docente dos cursos de Letras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Boa Vista, RR, Brasil.

Thaisy Bentes, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente do Instituto de Ciências da Educação na Universidade Federal do Oeste do Pará.

Adriana Helena de Oliveira Albano, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Teoria da Literatura. Docente dos cursos de Letras da Universidade Federal de Roraima.

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Publicado

2023-12-05

Como Citar

Girardi Neto, F. ., Cardozo, S. M. da S. ., Bentes, T. ., & Albano, A. H. de O. . (2023). NECESSIDADES FORMATIVAS DO TRADUTOR E INTÉRPRETE DE LIBRAS PARA ATUAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR. Revista Saber Incluir, 1(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2549