O ACESSO E A PERMANENCIA DE EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS

Autores

  • Samuel Almeida Costa Universidade Federal do Amazonas
  • Denilson Diniz Pereira Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2637

Palavras-chave:

Acesso e permanecia

Resumo

A presente pesquisa analisou como ocorre o acesso e a permanência de crianças com altas habilidades e superdotação em uma escola pública de Parintins-AM, pois entende-se que esse público ainda é invisibilizado pelas políticas públicas, não tendo acesso garantia dos seus direitos e uma educação de qualidade que venha suprir suas necessidades específicas, dito isso, entende-se que se faz necessário uma adequação da escola para receber esses alunos e oportunizar suporte didático e pedagógico necessário para suprir suas necessidades educacionais bem como desenvolver suas habilidades. Além de descrever as principais características destes indivíduos que os diferem de outros estudantes, para tanto esta pesquisa foi feita por meio de observações no ambiente escolar e pesquisa bibliográfica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samuel Almeida Costa, Universidade Federal do Amazonas

Graduando do curso de Pedagogia do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia, Universidade Federal do Amazonas(UFAM), Campus Parintins, AM/Brasil

Denilson Diniz Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação. Universidade Federal do Amazonas-UFAM/Faculdade de Educação-FACED/Departamento de Métodos e Técnicas/DMT, Manaus-AM, Brasil. Membro dos grupos de pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFOPA e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencia-NEPPD/UFAM.

Referências

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Parecer CNE/CP nº 5/2020. Reorganização do calendário escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da pandemia da covid-19. Diário Oficial da União, Brasília, 1 de junho de 2020. Seção 1, p. 32. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias...20&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 15 mar. 2022.

BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC,2008. Disponível em:http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf.

CHIZZOTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. ed. 5. São Paulo: Cortez, 2011.

CUPERTINO, Christina Menna Barreto. Um olhar para as Altas Habilidades: Construindo caminhos. 2. ed. aum. São Paulo: [s. n.], 2012. 87 p. ISBN 978-85-7849-523-7.

FREITAS, S. N.(2014). Altas Habilidades/ Superdotação em pesquisa: Um olhar dirigido. In: OMOTE, S; OLIVEIRA,A. A. S.; CHACON, M. C.M. Ciência e Conhecimento em Educação Especial. São Carlos: Marquezine & Manzini: ABPEE,125-134.

GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. ed. 4. São Paulo: Editora, Atlas, 2008.

MANZINI, E. J. A entrevista na pesquisa social. Didática, São Paulo, v. 26/27, p. 154, 1991.

OMOTE, Sadao. Aparência e Competência em Educação Especial. Temas em Educação Especial, São Carlos, v. 1, p. 11-26, 1990.

MENDES, Instituto Rodrigo. Protocolos sobre educação inclusiva durante a pandemia da Covid-19, um sobrevoo por 23 países e organismos internacionais. 2020.

OLIVEIRA, Maria Marly de. Como fazer Pesquisa qualitativa. ed. 4. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

PEREIRA, Denilson Diniz. O diálogo do currículo de formação de professores com a prática no atendimento educacional especializado-AEE na mesorregião do baixo amazonas. Anais III CINTEDI... Campina Grande: Realize Editora, 2018. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/44828. Acesso em: 27 jan. 2024.

Downloads

Publicado

2024-05-11

Como Citar

Costa, S. A. ., & Pereira, D. D. . (2024). O ACESSO E A PERMANENCIA DE EDUCANDOS COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE PARINTINS NO BAIXO AMAZONAS. Revista Saber Incluir, 2(2). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i2.2637