CURRÍCULO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE: Espaçotempo em Parintins na mesorregião do Baixo Amazonas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2592

Palavras-chave:

Currículo, Formação de professores, Atendimento Educacional Especializado

Resumo

A presente pesquisa originou-se de discussões no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior - IES e apresenta algumas reflexões sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE e sua relação com o currículo de formação de professores do município de Parintins na mesorregião do Baixo Amazonas. Para isso, aborda questões que revelam a importância do AEE no processo inclusivo, como espaçotempo de desafios e condições para o desenvolvimento da aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, através de análises bibliográficas de legislações, documentos curriculares e estudos que contemplam tal temática, roteiros de entrevistas semiestruturados, bem como uma observação de como se dá o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recurso Multifuncional de uma escola municipal da cidade de Parintins - AM. Assim, considera-se a importância do AEE, pois, complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência desses indivíduos tanto na escola quanto fora dela.

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Biografia do Autor

Denilson Diniz Pereira, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação. Universidade Federal do Amazonas-UFAM/Faculdade de Educação-FACED/Departamento de Métodos e Técnicas/DMT, Manaus-AM, Brasil. Membro dos grupos de pesquisas História, Sociedade e Educação no Brasil/HISTEDBR/UFOPA e Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicopedagogia Diferencia-NEPPD/UFAM.

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Publicado

2024-02-29

Como Citar

Pereira, D. D. . (2024). CURRÍCULO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE: Espaçotempo em Parintins na mesorregião do Baixo Amazonas. Revista Saber Incluir, 2(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2592