CURRÍCULO E ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO-AEE: Espaçotempo em Parintins na mesorregião do Baixo Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i1.2592Palavras-chave:
Currículo, Formação de professores, Atendimento Educacional EspecializadoResumo
A presente pesquisa originou-se de discussões no curso de Pedagogia de uma Instituição de Ensino Superior - IES e apresenta algumas reflexões sobre o Atendimento Educacional Especializado - AEE e sua relação com o currículo de formação de professores do município de Parintins na mesorregião do Baixo Amazonas. Para isso, aborda questões que revelam a importância do AEE no processo inclusivo, como espaçotempo de desafios e condições para o desenvolvimento da aprendizagem. Realizou-se uma pesquisa qualitativa de caráter exploratório, através de análises bibliográficas de legislações, documentos curriculares e estudos que contemplam tal temática, roteiros de entrevistas semiestruturados, bem como uma observação de como se dá o Atendimento Educacional Especializado na Sala de Recurso Multifuncional de uma escola municipal da cidade de Parintins - AM. Assim, considera-se a importância do AEE, pois, complementa e/ou suplementa a formação dos alunos com vistas à autonomia e independência desses indivíduos tanto na escola quanto fora dela.
Downloads
Referências
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70. 1977.
BRASIL. Lei 9394 de 23 de dezembro de 1996. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Ministério da Educação e do Desporto. 1996.
BRASIL. Resolução nº 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, 2009.
BRASIL. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: Educação Inclusiva. Secretaria de educação básica. Diretoria de apoio a gestão educacional. - Brasília: MEC, SEB, 2014.
BRASIL. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. 2. ed. Brasília, DF: Corde, 1994.
FELTRIN, Antônio Efro. Inclusão social na escola: quando a pedagogia se encontra com a diferença. 3 ed. São Paulo: Paulinas, 2007.
MANZINI, E. J. Entrevista semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL SOBRE PESQUISA E ESTUDOS QUALITATIVOS. A pesquisa qualitativa em debate, 2., Bauru, 2004. Anais... Bauru: USC, 2004. (1 CDROM).
MARQUEZINE, M. C. Formação de profissionais/professores de educação especial – deficiência mental e Curso de Pós-Graduação Lato Sensu: um estudo de caso. 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Programa de Pós-graduação em Educação, Marília, 2006.
MULLER T. M. P.; GLAT, R. Uma professora muito especial: questões atuais de educação especial. Viveiros de Castro, 1999.
VIANA, Inez Maria Milhome, TERRA, Welma Alegna. A importância da formação continuada do professor da educação básica na função de coordenador pedagógico. Universidade Federal de Goiânia, 2012.
WENGZYNSKI, C. D.; TOZETTO, S. S. A formação continuada face as suas contribuições para a docência. In: SEMINÁRIO ANPED SUL, 9., 2012, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: Anped, 2012. p. 1-15. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/2107/513. Acesso em: 9 out. 202