DIFICULDADES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2653Palavras-chave:
ENSINO APRENDIZAGEM DE LIBRAS, LIBRAS, LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUAResumo
Este artigo é um recorte de uma pesquisa nas licenciaturas de universidades públicas e privadas que objetiva identificar dificuldades de professores e alunos na abordagem e no estudo da disciplina de Introdução à Libras nos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior. Uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, cujos participantes da pesquisa foram docentes e discentes dos cursos de licenciatura em pedagogia, matemática e física. Na primeira etapa da pesquisa foram analisadas as dificuldades de professores e alunos na abordagem e na aprendizagem da Libras nos cursos de licenciatura, cujos dados foram produzidos através de entrevista semi-estruturada; Na segunda, foi a elaboração de um caderno educativo como material de apoio para o aprendizado de Libras como segunda língua para ouvintes. Os resultados demostram que existem algumas fragilidades no processo de ensino aprendizagem da Libras, por isso a necessidade de produzir um material que pudesse auxiliar ao longo da disciplina.
Downloads
Referências
ALBRES, Neiva de A. Ensino de LIBRAS: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.
BASSO, I. M. D. S.; MASUTTI, M; STROBEL, K. L. Metodologia de Ensino de Libras – L1. Florianópolis: UFSC, 2009. [mimeo]
BENTES, José Anchieta de Oliveira; BENTES, Rita de Nazareth Souza. O que se ensina na disciplina Língua Brasileira de Sinais? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V CBEE, 2009, São Carlos – SP. (Anais). São Carlos-SP: UFSCar, 2012. p. 1-13, 2012.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola editorial, 2012.
GESSER, Audrei. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianopolis: UFSC, 2010. [mimeo]
GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. 6°edição – São Paulo: Atlas, 2008.
WILCOX, Sherman. WILCOX, Phyllis P. Aprender a ver: O ensino da língua de sinais americana como segunda língua. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Revista Saber Incluir
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.