DIFICULDADES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA

Autores

  • HERMINIO TAVARES SOUSA DOS SANTOS Instituto Federal de Educação do Pará http://orcid.org/0000-0002-2841-9044
  • CYNTIA FRANÇA CAVALCANTE DE ANDRADE DA SILVA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
  • IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2653

Palavras-chave:

ENSINO APRENDIZAGEM DE LIBRAS, LIBRAS, LIBRAS COMO SEGUNDA LÍNGUA

Resumo

Este artigo é um recorte de uma pesquisa nas licenciaturas de universidades públicas e privadas que objetiva identificar dificuldades de professores e alunos na abordagem e no estudo da disciplina de Introdução à Libras nos cursos de licenciatura das instituições de ensino superior. Uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, cujos participantes da pesquisa foram docentes e discentes dos cursos de licenciatura em pedagogia, matemática e física. Na primeira etapa da pesquisa foram analisadas as dificuldades de professores e alunos na abordagem e na aprendizagem da Libras nos cursos de licenciatura, cujos dados foram produzidos através de entrevista semi-estruturada; Na segunda, foi a elaboração de um caderno educativo como material de apoio para o aprendizado de Libras como segunda língua para ouvintes. Os resultados demostram que existem algumas fragilidades no processo de ensino aprendizagem da Libras, por isso a necessidade de produzir um material que pudesse auxiliar ao longo da disciplina.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

HERMINIO TAVARES SOUSA DOS SANTOS, Instituto Federal de Educação do Pará

Doutor em Educação pela UEPA. Mestre em Educação pela UEPA. Bacharel em Letras/LIBRAS pela UFSC e Licenciatura em Pedagogia/Educação Especial pela UEPA. Professor de LIBRAS do Instituto Federal do Pará – Belém. Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Educação de Surdos, Ensino de LIBRAS e Tradução e Interpretação em LIBRAS – Língua Portuguesa – LIBRAS.

CYNTIA FRANÇA CAVALCANTE DE ANDRADE DA SILVA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Mestre em Educação pela UEPA. Especialização em Psicomotricidade pela UEPA. Bacharel em Letras/LIBRAS pela UFSC e Licenciatura Plena em Pedagogia pela UEPA. Professora efetiva da UEPA. Atua na área de Educação com ênfase em Educação Especial e Inclusiva, Educação de Surdos, Ensino de LIBRAS e Tradução e Interpretação em LIBRAS – Língua Portuguesa – LIBRAS.

IVANILDE APOLUCENO DE OLIVEIRA, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ

Pós-doutora em educação na PUC-RJ. Doutora em Educação pela PUC-SP. Doutorado sanduiche na UNAM e UAM-Iztapalapa no México. Mestre em Educação Popular pela UFPB. Graduada em Filosofia pela UFPA. Docente do PPGED e Professora Titular da UEPA. Atua na área de Educação, com ênfase em Filosofia da Educação, Educação Popular e Educação Inclusiva, e ações educacionais com crianças e com jovens e adultos.

Referências

ALBRES, Neiva de A. Ensino de LIBRAS: aspectos históricos e sociais para a formação didática de professores. Curitiba: Appris, 2016.

BASSO, I. M. D. S.; MASUTTI, M; STROBEL, K. L. Metodologia de Ensino de Libras – L1. Florianópolis: UFSC, 2009. [mimeo]

BENTES, José Anchieta de Oliveira; BENTES, Rita de Nazareth Souza. O que se ensina na disciplina Língua Brasileira de Sinais? In: CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, V CBEE, 2009, São Carlos – SP. (Anais). São Carlos-SP: UFSCar, 2012. p. 1-13, 2012.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GESSER, Audrei. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a LIBRAS. São Paulo: Parábola editorial, 2012.

GESSER, Audrei. Metodologia de ensino em Libras como L2. Florianopolis: UFSC, 2010. [mimeo]

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas da Pesquisa Social. 6°edição – São Paulo: Atlas, 2008.

WILCOX, Sherman. WILCOX, Phyllis P. Aprender a ver: O ensino da língua de sinais americana como segunda língua. Rio de Janeiro: Arara Azul, 2005.

Downloads

Publicado

2025-01-19

Como Citar

SANTOS, H. T. S. D. ., CAVALCANTE DE ANDRADE DA SILVA, C. F. ., & OLIVEIRA, I. A. D. (2025). DIFICULDADES DE DOCENTES E DISCENTES NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS NOS CURSOS DE LICENCIATURA. Revista Saber Incluir, 2(3). https://doi.org/10.24065/rsi.v2i3.2653

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)