O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES E O USO DE ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO CONTEXTO REMOTO

relato de prática de estágio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2553

Palavras-chave:

Língua Brasileira de Sinais, Ensino remoto, Aprendizagem ativa

Resumo

Diante da pandemia de COVID-19, o ensino presencial passou por transformações, sendo substituído de forma emergencial pelo ensino remoto. O presente estudo, motivado pela crise global, aborda a continuidade das atividades educacionais de forma virtual, justificando a escolha metodológica. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de dois graduandos em Licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, focado no ensino de Libras como segunda língua (L2) para ouvintes. O estudo destaca os desafios enfrentados no contexto de ensino, bem como as estratégias e recursos adotados para promover uma aprendizagem ativa e engajada. O estágio ocorreu em uma instituição privada em Belém-PA, explorando diversas ferramentas tecnológicas para estimular a participação ativa dos alunos. Como resultado, a experiência proporcionou aos educadores uma reflexão sobre pesquisa, adaptação de práticas e a visão de novas possibilidades e inovações para o ensino dessa língua no contexto educacional brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Higor Pereira de Brito, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais

Graduado em Licenciatura em Letras-Libras (UFRA). Pós-graduando em Educação Especial e Inclusiva (Lato Sensu), Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Machado, MG, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM/UFRA).

Thais Setubal de Sena, Centro Universitário Internacional UNINTER

Graduada em Licenciatura em Letras-Libras (UFRA). Pós-graduanda em Educação Especial e Inclusiva (Lato Sensu), Uninter, Belém, PA, Brasil. Membro do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM/UFRA)

Hilda Rosa Morais de Freitas Rosário, Universidade Federal Rural da Amazônia

Doutora em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. Docente da Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém, Pará, Brasil. Vice-líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Diversidade na Amazônia (GEDAM/UFRA).

Referências

BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Editora: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.

BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020.

CLARK, M. Diane; LEE, Chong Min. Culture in L2/Ln Sign Language Pedagogy. Creative Education. v. 09, n. 13, p. 1897–1909, 2018. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=87846. Acesso em: 17 ago. 2023.

DAMASCENO, Á. Y. de O.; MEDEIROS, M. E. C. de; RAMALHO, S. M. O ensino de Libras em formato remoto. E agora? – Experiências vividas no Estágio Supervisionado. Cadernos de Estágio. v. 3, n. 2, p. 43–47, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25924. Acesso em: 28 jul. 2023.

DAVIS, I. A. et al. The Basic Education Teacher and the Digital Technologies in Emergency Remote Teaching. EaD em Foco. v. 12, n. 1, e1666, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1666. Acesso em 30 ago. 2023.

FARIAS KLIMSA, S. B. De; KLIMSA, B. L. T. Reflexões sobre o ensino/aprendizagem da Libras na educação superior. The Especialist. v. 41, n. 1, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/42944. Acesso em: 24 jul. 2023.

FILATRO, Andrea; LOUREIRO, Ana Claudia. Novos Produtos e Serviços na Educação 5.0. 1. ed. São Paulo-SP: Artesanato Educacional, 2020.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.

GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. Parábola Editorial. São Paulo, 2012.

GLOBAL EDUCATION MONITORING REPORT TEAM. 2023 GEM report: Technology in education: a tool on whose terms?. UNESCO, 2023. 7 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386165. Acesso em: 20 nov. 2023.

JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e521974299-e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 03 ago. 2023.

NEIGRAMES, W. P.; TIMBANE, A. A. Discutindo Metodologias De Ensino De Libras Como Segunda Língua No Ensino Superior. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras. v. 11, n. 01, p. 140–161, 2018. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/2551. Acesso em: 30 ago. 2023.

PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.

PIMENTA, S. G. Estágios Supervisionados: unidade teoria e prática em cursos de licenciatura. In: CUNHA, C.; FRANÇA, C. C. (org.). Formação docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado. 1 ed. Brasília, DF: Cátedra Unesco da Juventude. Educação e Sociedade, 2019.

POSSOLLI, G. E.; FLEURY, P. F. F. Desafios e mudanças na prática docente no ensino remoto emergencial na Educação Superior em Saúde e Humanidades. Research, Society and Development. v. 10, n. 13, p. e146101320655, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20655. Acesso em: 09 ago. 2023.

QUADROS, R. M. De. Libras para o ensino superior - Linguística para o ensino superior 5. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.

RÊGO, M. C. F. D.; GARCIA, T. F. M.; GARCIA, T. C. M. Ensino remoto emergencial: Estratégias de aprendizagem com Metodologias Ativas. SEDIS/UFRN: Natal, 2020.

SILVA, L. C. S.; FARIA, J. G.; DUARTE, S. B. R. Revisão sistemática da disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura no Brasil. Revista UFG, v 20, p.7-24, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65230. Acesso em: 09 ago. 2023.

SILVA, L. Da. Aquisição de segunda língua: o estado da arte da Libras. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, SP, v. 64, p. 0–29, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/MSXqM6rswbSLPY38xdRCFrm. Acesso em 10 ago. 2023.

SOEK, A. M.; HARACEMIV, S. M. C. Andragogia: Desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do adulto. Educação. v. 44, n. 2, p. e33428, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/33428. Acesso em: 10 ago. 2023.

TATAGIBA, J. de S.; TATAGIBA, L. de S. Educação em Tempos de Pandemia: Limites e Potencialidades Segundo a Percepção dos Estudantes de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro. Revista Científica em Educação a Distância. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1317. Acesso em: 10 ago. 2023.

UFRA. Licenciatura em Letras-Libras. Regulamento de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Licenciatura em Letras Libras. Belém-PA, 2019. Disponível em: https://letraslibras.ufra.edu.br/images/REGULAMENTO-DE-ESO--Verso-2019.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.

WANG, A. I.; TAHIR, R. The effect of using Kahoot! for learning – A literature review. Computers and Education. v. 149, n. January, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131520300208?via%3Dihub. Acesso em 12 ago. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-05

Como Citar

Brito, H. P. de ., Sena, T. S. de ., & Rosário, H. R. M. de F. . (2023). O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES E O USO DE ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO CONTEXTO REMOTO: relato de prática de estágio. Revista Saber Incluir, 1(1). https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2553