O ENSINO DE LIBRAS PARA OUVINTES E O USO DE ESTRATÉGIAS PARA A APRENDIZAGEM ATIVA NO CONTEXTO REMOTO
relato de prática de estágio
DOI:
https://doi.org/10.24065/rsi.v1i1.2553Palavras-chave:
Língua Brasileira de Sinais, Ensino remoto, Aprendizagem ativaResumo
Diante da pandemia de COVID-19, o ensino presencial passou por transformações, sendo substituído de forma emergencial pelo ensino remoto. O presente estudo, motivado pela crise global, aborda a continuidade das atividades educacionais de forma virtual, justificando a escolha metodológica. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência de dois graduandos em Licenciatura em Letras-Libras na Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, durante o Estágio Supervisionado Obrigatório, focado no ensino de Libras como segunda língua (L2) para ouvintes. O estudo destaca os desafios enfrentados no contexto de ensino, bem como as estratégias e recursos adotados para promover uma aprendizagem ativa e engajada. O estágio ocorreu em uma instituição privada em Belém-PA, explorando diversas ferramentas tecnológicas para estimular a participação ativa dos alunos. Como resultado, a experiência proporcionou aos educadores uma reflexão sobre pesquisa, adaptação de práticas e a visão de novas possibilidades e inovações para o ensino dessa língua no contexto educacional brasileiro.
Downloads
Referências
BOGDAN, R.; BIKLEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Editora: Porto Editora, 1994.
BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, 2005.
BRASIL. Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências. Brasília, 2002.
BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Brasília, 2020.
CLARK, M. Diane; LEE, Chong Min. Culture in L2/Ln Sign Language Pedagogy. Creative Education. v. 09, n. 13, p. 1897–1909, 2018. Disponível em: https://www.scirp.org/journal/paperinformation.aspx?paperid=87846. Acesso em: 17 ago. 2023.
DAMASCENO, Á. Y. de O.; MEDEIROS, M. E. C. de; RAMALHO, S. M. O ensino de Libras em formato remoto. E agora? – Experiências vividas no Estágio Supervisionado. Cadernos de Estágio. v. 3, n. 2, p. 43–47, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/cadernosestagio/article/view/25924. Acesso em: 28 jul. 2023.
DAVIS, I. A. et al. The Basic Education Teacher and the Digital Technologies in Emergency Remote Teaching. EaD em Foco. v. 12, n. 1, e1666, 2022. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1666. Acesso em 30 ago. 2023.
FARIAS KLIMSA, S. B. De; KLIMSA, B. L. T. Reflexões sobre o ensino/aprendizagem da Libras na educação superior. The Especialist. v. 41, n. 1, p. 1–15, 2020. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/esp/article/view/42944. Acesso em: 24 jul. 2023.
FILATRO, Andrea; LOUREIRO, Ana Claudia. Novos Produtos e Serviços na Educação 5.0. 1. ed. São Paulo-SP: Artesanato Educacional, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 69. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GESSER, A. O ouvinte e a surdez: sobre ensinar e aprender a Libras. Parábola Editorial. São Paulo, 2012.
GLOBAL EDUCATION MONITORING REPORT TEAM. 2023 GEM report: Technology in education: a tool on whose terms?. UNESCO, 2023. 7 p. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000386165. Acesso em: 20 nov. 2023.
JOYE, C. R.; MOREIRA, M. M.; ROCHA, S. S. D. Educação a distância ou atividade educacional remota emergencial: em busca do elo perdido da educação escolar em tempos de COVID-19. Research, Society and Development, v. 9, n. 7, p. e521974299-e521974299, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4299. Acesso em: 03 ago. 2023.
NEIGRAMES, W. P.; TIMBANE, A. A. Discutindo Metodologias De Ensino De Libras Como Segunda Língua No Ensino Superior. Revista de Estudos Acadêmicos de Letras. v. 11, n. 01, p. 140–161, 2018. Disponível em: https://periodicos.unemat.br/index.php/reacl/article/view/2551. Acesso em: 30 ago. 2023.
PICONEZ, S. C. B. A prática de ensino e o estágio supervisionado. 24 ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
PIMENTA, S. G. Estágios Supervisionados: unidade teoria e prática em cursos de licenciatura. In: CUNHA, C.; FRANÇA, C. C. (org.). Formação docente: fundamentos e práticas do estágio supervisionado. 1 ed. Brasília, DF: Cátedra Unesco da Juventude. Educação e Sociedade, 2019.
POSSOLLI, G. E.; FLEURY, P. F. F. Desafios e mudanças na prática docente no ensino remoto emergencial na Educação Superior em Saúde e Humanidades. Research, Society and Development. v. 10, n. 13, p. e146101320655, 2021. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/20655. Acesso em: 09 ago. 2023.
QUADROS, R. M. De. Libras para o ensino superior - Linguística para o ensino superior 5. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.
RÊGO, M. C. F. D.; GARCIA, T. F. M.; GARCIA, T. C. M. Ensino remoto emergencial: Estratégias de aprendizagem com Metodologias Ativas. SEDIS/UFRN: Natal, 2020.
SILVA, L. C. S.; FARIA, J. G.; DUARTE, S. B. R. Revisão sistemática da disciplina de Libras nos Cursos de Licenciatura no Brasil. Revista UFG, v 20, p.7-24, 2020. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/65230. Acesso em: 09 ago. 2023.
SILVA, L. Da. Aquisição de segunda língua: o estado da arte da Libras. Alfa: Revista de Linguística, São José do Rio Preto, SP, v. 64, p. 0–29, 2020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/alfa/a/MSXqM6rswbSLPY38xdRCFrm. Acesso em 10 ago. 2023.
SOEK, A. M.; HARACEMIV, S. M. C. Andragogia: Desenvolvimento pessoal e a aprendizagem do adulto. Educação. v. 44, n. 2, p. e33428, 2021. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/index.php/faced/article/view/33428. Acesso em: 10 ago. 2023.
TATAGIBA, J. de S.; TATAGIBA, L. de S. Educação em Tempos de Pandemia: Limites e Potencialidades Segundo a Percepção dos Estudantes de uma Escola Estadual do Rio de Janeiro. Revista Científica em Educação a Distância. Disponível em: https://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/view/1317. Acesso em: 10 ago. 2023.
UFRA. Licenciatura em Letras-Libras. Regulamento de Estágio Supervisionado Obrigatório (ESO) do curso de Licenciatura em Letras Libras. Belém-PA, 2019. Disponível em: https://letraslibras.ufra.edu.br/images/REGULAMENTO-DE-ESO--Verso-2019.pdf. Acesso em: 10 ago. 2023.
WANG, A. I.; TAHIR, R. The effect of using Kahoot! for learning – A literature review. Computers and Education. v. 149, n. January, 2020. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0360131520300208?via%3Dihub. Acesso em 12 ago. 2023.