Dossiê temático "Mídias e tecnologias na educação"
DOI:
https://doi.org/10.24065/2237-9460.2020v10n1ID1446Palavras-chave:
Educação, Mídias, Tecnologias EducacionaisResumo
Investigações e pesquisas sobre mídias e tecnologias na educação, podem representar um papel significativo na compreensão e enfrentamento de situações complexas e inovadoras, na sociedade atual. Discutir e refletir sobre estas questões, no contexto educacional, possibilita criar situações alternativas e multirreferenciais em relação ao aperfeiçoamento permanente de professores, vislumbrando possibilidades e configurações possíveis a serem desenvolvidos com aprendizes, independentemente do nível de escolaridade. Assim, neste trabalho, apresentamos investigações novas e inovadoras, a respeito de frentes e cenários possíveis de ambientação de aprendizagens tecnológicas, com o objetivo principal de socializar pesquisas sobre as mídias e tecnologias, além de seus efeitos educacionais, em diversos contextos de aprendizagem, refletidas em diferentes níveis de ensino e da pesquisa. Assim, procura-se abarcar diferentes percepções e compreensões pelos atores e participantes dos estudos aqui apresentados, através de um esforço conjunto de produção e disseminação do conhecimento, englobando redes de comunicação e pesquisa, a nível nacional e internacional. Entendemos que este trabalho coletivo, realizado com apoio destas redes, fornece elementos importantes para pensar em contribuições e soluções, para os muitos desafios que encontramos no cenário atual, de nossa sociedade, em especial aos educadores e estudantes, nos próximos anos.
Downloads
Referências
AZINHAGA, Patrícia Fialho, MARQUES, Ana Rita, REIS, Pedro. Investigação e Inovação Responsáveis em contexto educativo: percepções de estudantes e professores quanto às potencialidades e limitações das atividades prepostas no âmbito do projeto IRRISISTIBLE, 2016, Lisboa Espanha. Disponível em: https://repositório.ul.pt>handle.
DAGNINO, R. (Org.). Tecnologia social: Ferramenta para construir outra sociedade. Campinas-SP, Komedi, 2010.
FERRARI, A. Digital competence in practice: an analysis of frameworks. Sevilha: JRC-IPTS. 2012.
HERNÁNDEZ-CARRANZA, E. E.; ROMERO-CORELLA, S. I e RAMÍREZ-MONTOYA, M. S. Evaluation of Digital Didactic Skills in Massive Open Online Courses: a Contribution to the Latin American Movement. Comunicar, Vol.22(44), pp.81-89. 2015.
LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M.; PETERS, M. Digital Literacies: Concepts, Policies and Practicies. New York: Peter Lang Publishing, 2008. 321 p.
OKADA, A.; BUCKINGHAM SHUM, S. SHERBORNE, T. Knowledge Cartography: Software tools and mapping techniques. Advanced Information and Knowledge Processing, 1. London, UK: Springer, 2008.
SANTOS W. L.; FERRETE A. A.; ALVES M. M. A produção do conhecimento sobre facebook e educação no portal de periódicos da Capes: relatos de experiências docentes. Revista Exitus, v. 10, p. 1-28, 2020.
SILVA A. D.; RABELO N. M.; MAFRA J. R. Pesquisas educacionais e tecnologias: um panorama inicial na região oeste do Pará. In: COLARES M. L.; PEREZ J. R.; CARDOZO M. J. (Orgs.) Educação e Realidade Amazônica, v. 3. Uberlândia: Navegando publicações, 2018.
Downloads
Publicado
Versões
- 2020-07-31 (5)
- 2020-07-31 (4)
- 2020-07-30 (3)
- 2020-07-30 (2)
- 2020-07-30 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Declaro que o trabalho apresentado é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Assim, concordo que os direitos autorais a ele referentes se tornem propriedade exclusiva da Editora da Revista Exitus, sendo vedada qualquer reprodução total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação impresso ou eletrônico, sem ser citada a fonte. Declaro, ainda, estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorais (Nº 9.610, de 19/02/1998).