Escola ativa: a proposta liberal para a educação do campo
Resumo
Editado em 2011, pela Premier, o livro “Educação para o campo em discussão: reflexões sobre o programa escola ativa” surgiu das discussões acumuladas no Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo - GEPEC, sediado na Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, que, após desenvolver uma etapa do curso de formação para técnicos e educadores que atuam no campo, Luiz Bezerra Neto, em classes multisseriadas, sentiu-se na obrigação de dar um retorno para aqueles professores e para a comunidade, em geral, fazendo uma análise crítica do programa, da metodologia e das propostas de educação para o campo. O livro aborda a educação do trabalhador que vive no campo, discutindo até que ponto as políticas públicas para o setor contribuem para a melhoria dos níveis de formação e de conhecimento desses trabalhadores e se elas visam ampliar o acesso dos filhos desses ao sistema escolar, garantindo a sua permanência na escola. Buscar saber até que ponto as políticas de educação do campo não estariam se propondo, apenas, a atender às expectativas do crescente mercado capitalista de produtos agrícolas que envolve, também, e cada vez mais, as populações do campo, ou se essas políticas não estariam tentando, somente, incorporar o ideário educacional neoliberal, que preconiza a racionalização dos gastos públicos e a operacionalização dos resultados, medidos por sistemas de avaliação.Downloads
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Publicado
2017-03-03
Como Citar
BEZERRA NETO, L. Escola ativa: a proposta liberal para a educação do campo. Revista Exitus, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 185–189, 2017. Disponível em: https://portaldeperiodicos.ufopa.edu.br/index.php/revistaexitus/article/view/257. Acesso em: 22 nov. 2024.
Edição
Seção
Resenha