Sobre a Revista

 A Revista Exitus da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, é um períodico de Publicação Contínua.
Tem como metas incentivar o debate e propiciar a divulgação da produção científica, como veículo de diálogo permanente entre os profissionais da Educação. Assim, seu projeto editorial visa contribuir para a difusão do conhecimento na área da educação, por meio de temáticas regionais, nacionais e internacionais. Publica trabalhos originais, referentes à área da Educação sob diferentes campos da pesquisa como: Estudos em Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Políticas e Gestão Educacional, dentre outras temáticas da Educação. São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol, na forma de conferências, artigos e resenhas.
 

Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação

Prefixo DOI: 10.24065

ISSN Eletrônico: 2237-9460

Notícias

Edição Atual

v. 14 (2024)
					Visualizar v. 14 (2024)
Publicado: 2024-01-02

Conferência

  • LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: Inspirações na BNCC

    Patrícia dos Santos Moura
    e024001
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2562
  • CIÊNCIA, COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: um diálogo necessário

    Terezinha Oliveira
    e024023
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2666

Dossiê

  • Apresentação - SISTEMA ARTICULADO, DIREITO À EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: DIRETRIZES, REGULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E IMPLICANTES CONTEXTUAIS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

    Rosilene Lagares, Roberto Francisco de Carvalho, Katia Cristina Custódio Ferreira Brito
    e024002
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2563
  • ESTADO, APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: explicitação da direção e do domínio de classe no planejamento de políticas públicas

    Roberto Francisco de Carvalho, Eveline Algebaile, Doracy Dias Aguiar de Carvalho
    e024003
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2456
  • MUNICÍPIO E EDUCAÇÃO: questões estruturais e tensões conjunturais

    Rosilene Lagares, Adaires Rodrigues de Sousa, Geraldo Grossi Junior
    e024004
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2441
  • RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO NOVO FUNDEB EM MUNICÍPIOS PARANAENSES

    Simone de Fátima Flach, Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira
    e024005
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2460
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA DA/NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: desvelando contextos e desafios (velhos/novos) do direito educacional

    Meire Lúcia Andrade da Silva, Lúcia Maria de Assis, Meyrivane Teixeira Santos Arraes
    e024006
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2459
  • DIREITO À EDUCAÇÃO E SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: o que desvelam as pesquisas?

    Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Celso Luiz Aparecido Conti, Thaise Luciane Nardim
    e024007
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2427
  • CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO NORDESTE

    Leonardo Victor dos Santos, Maria José Pires Barros Cardozo, Rute Soares Rodrigues
    e024008
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2439

Artigos

  • A ATUAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS NA CULTURA DE AVALIAÇÃO

    Fernanda Karina Souto Maior de Melo, Givanildo da Silva
    e024009
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2430
  • NOVO REGIONALISMO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E NO MERCOSUL

    Silvana Lorena Lagoria, María Clara Brunori
    e024010
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2330
  • SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ

    Francisco de Assis do Nascimento Costa
    e024011
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2520
  • VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM DUQUE DE CAXIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Cleonice Puggian, Ivanete Silva
    e024012
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2502
  • PEDAGOGIAS MIDIÁTICAS DA SEXUALIDADE NO CINEMA: Vermelho, Branco e Sangue Azul entre a representação, a política e os armários

    Miqueias Ramos dos Santos, Samilo Takara, Vinícius de Souza Santos
    e024013
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2578
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO: configurações de Norte a Sul do Brasil à luz dos Planos de Educação

    Meriam Santos de Farias, Kátia de Nazaré Santos Fonsêca, Norma-Iracema de Barros Ferreira
    e024014
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2559
  • ENSINO DE CUSTOS E METODOLOGIA ATIVA: reflexos na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis

    Carla Renata Rodrigues, Patricia Franzoni, Débora Gomes de Gomes
    e024015
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2485
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO

    Telma de Souza Lopes, Rafael Fonseca de Castro, Josiane Zarco de Oliveira
    e024017
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2601
  • AMPLIANDO HORIZONTES: o potencial do podcast como ferramenta de educação inclusiva – uma Revisão Sistemática de Literatura

    Artur de Medeiros Queiroz, Everton Bedin
    e024018
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2533
  • CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA

    Elaine da Silva Machado, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Pasos
    e024019
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2600
  • RACISMO NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

    Luciana da Silva de Araújo, Patrícia Medina
    e024020
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2474
  • PARE A AULA E FAÇA EXERCÍCIOS! PAUSAS FISICAMENTE ATIVAS MELHORAM O DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA DE CRIANÇAS ESCOLARES

    Mizael Carvalho de Souza, Luisa Matos da Silva, Natáli Valim Oliver Bento-Torres, João Bento-Torres
    e024021
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2584
  • PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR E O DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO NO BRASIL

    Ronia Carla de Oliveira Lima Potente, Jonis Manhães Sales Felippe
    e024022
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2598
  • O APRENDER A APRENDER COMO EIXO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

    Vinícius Luge Oliveira
    e024024
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2400
  • A TEORIA DOS SISTEMAS FUNCIONAIS E A DINÂMICA INTERNA DO CAPITAL: uma aproximação da neurofisiologia com a crítica da economia política

    Heitor Graton Roman, Marilsa Miranda de Souza, Vinicius Rezende Carretoni Vaz
    e024025
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2597
  • Impactos do bullying na autoestima escolar de estudantes do Ensino Médio e Superior do Distrito Federal

    Felipe Alves de Sousa, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo
    e024026
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2541
  • PROBLEMATIZAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: a cultura africana e afro-brasileira na Lei 10639/2003

    Neuzi Herculina Alves de Souza, Ivanil Magalhães da Silva, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
    e024027
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2621
  • PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS ADOLESCENTES

    Antenor Sandi Junior, Salete Valer
    e024028
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2447
  • EDUCAÇÃO EM ANTONIO GRAMSCI COMO PRÁXIS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUBALTERNOS

    Jefferson Carriello Carmo
    e024029
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2608

Resenha

  • ENTRE REDES E DESENHOS: CURRÍCULOS EM TRANSFORMAÇÃO

    Estér de Souza Batista Correa, Gênesis Guimarães Soares
    e024016
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2539
Ver Todas as Edições