Sobre a Revista

 A Revista Exitus da Universidade Federal do Oeste do Pará/UFOPA, é um períodico de Publicação Contínua.
Tem como metas incentivar o debate e propiciar a divulgação da produção científica, como veículo de diálogo permanente entre os profissionais da Educação. Assim, seu projeto editorial visa contribuir para a difusão do conhecimento na área da educação, por meio de temáticas regionais, nacionais e internacionais. Publica trabalhos originais, referentes à área da Educação sob diferentes campos da pesquisa como: Estudos em Formação Docente, Práticas Pedagógicas, Políticas e Gestão Educacional, dentre outras temáticas da Educação. São aceitos trabalhos em português, inglês e espanhol, na forma de conferências, artigos e resenhas.
 

Qualis Capes 2017-2020: A3 Educação

Prefixo DOI: 10.24065

ISSN Eletrônico: 2237-9460

Notícias

Edição Atual

v. 14 (2024)
					Visualizar v. 14 (2024)
Publicado: 2024-01-02

Conferência

  • LEITURA E ESCRITA NOS ANOS INICIAIS: Inspirações na BNCC

    Patrícia dos Santos Moura
    e024001
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2562
  • CIÊNCIA, COMUNICAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA: um diálogo necessário

    Terezinha Oliveira
    e024023
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2666
  • ESTADO, DEMOCRACIA E POLÍTICAS EDUCACIONAIS: desafios da gestão escolar e construção do novo PNE no contexto Amazônico

    Dinair Leal da Hora
    e024049
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2733

Dossiê

  • Apresentação - SISTEMA ARTICULADO, DIREITO À EDUCAÇÃO E GESTÃO DEMOCRÁTICA: DIRETRIZES, REGULAÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA E IMPLICANTES CONTEXTUAIS PARA A EDUCAÇÃO MUNICIPAL

    Rosilene Lagares, Roberto Francisco de Carvalho, Katia Cristina Custódio Ferreira Brito
    e024002
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2563
  • ESTADO, APARELHOS PRIVADOS DE HEGEMONIA E EDUCAÇÃO NO BRASIL: explicitação da direção e do domínio de classe no planejamento de políticas públicas

    Roberto Francisco de Carvalho, Eveline Algebaile, Doracy Dias Aguiar de Carvalho
    e024003
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2456
  • MUNICÍPIO E EDUCAÇÃO: questões estruturais e tensões conjunturais

    Rosilene Lagares, Adaires Rodrigues de Sousa, Geraldo Grossi Junior
    e024004
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2441
  • RELAÇÕES ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA E AS EXIGÊNCIAS DO NOVO FUNDEB EM MUNICÍPIOS PARANAENSES

    Simone de Fátima Flach, Ítalo Bruno Paiva Gonçalves, Maria Raimunda Carvalho Araújo de Cerqueira
    e024005
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2460
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA DA/NA EDUCAÇÃO MUNICIPAL EM TEMPOS DE PANDEMIA E PÓS-PANDEMIA NA REGIÃO CENTRO-OESTE: desvelando contextos e desafios (velhos/novos) do direito educacional

    Meire Lúcia Andrade da Silva, Lúcia Maria de Assis, Meyrivane Teixeira Santos Arraes
    e024006
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2459
  • DIREITO À EDUCAÇÃO E SISTEMAS MUNICIPAIS DE ENSINO NA REGIÃO SUDESTE DO BRASIL: o que desvelam as pesquisas?

    Katia Cristina Custódio Ferreira Brito, Celso Luiz Aparecido Conti, Thaise Luciane Nardim
    e024007
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2427
  • CONSELHOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO E A GESTÃO DEMOCRÁTICA NA REGIÃO NORDESTE

    Leonardo Victor dos Santos, Maria José Pires Barros Cardozo, Rute Soares Rodrigues
    e024008
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2439
  • Apresentação- POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS E PROJETO DE VIDA PARA O ENSINO MÉDIO

    Emina Márcia Nery dos Santos , Clarilza Prado de Sousa , Dorra Ben Alaya
    e024037
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2722
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROJETO DE VIDA PARA ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PÚBLICAS

    Leonor M Santana, Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Gladis Camarini
    e024038
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2604
  • REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE PROJETO DE VIDA DE JOVENS APRENDIZES: desafios e possibilidades futuras

    Margareth Braz Ramos, Patrícia Ortiz Monteiro, André Felipe Costa Santos
    e024039
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2607
  • O CAPITALISMO NA ERA DIGITAL E OS PROCESSOS DE PRIVATIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: análise da reforma do ensino médio e do componente curricular projeto de vida

    Daniela de Oliveira Pires, Renata Peres Barbosa
    e024040
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2616
  • PROJETO DE VIDA DE ESTUDANTES DE ENSINO MÉDIO DE ESCOLAS PAULISTAS EM BAIRROS DE PERIFERIA

    Simone de Oliveira Andrade Silva, Angela Maria Baltieri Souza
    e024041
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2619
  • NEGÓCIOS SOCIAIS NOS PROJETOS DE VIDA DO ENSINO MÉDIO PARENSE

    Cassio Vale, Terezinha Andrade Monteiro dos Santos
    e024042
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2661
  • ENSINO MÉDIO, PROJETO DE VIDA E DIREITOS HUMANOS EM DISTINTOS CONTEXTOS ESCOLARES DO PARÁ

    Maria do Socorro Vasconcelos Pereira, Emina Márcia Nery dos Santos, Dorra Ben Alaya
    e024043
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2663

Artigos

  • A ATUAÇÃO DA REDE ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS NA CULTURA DE AVALIAÇÃO

    Fernanda Karina Souto Maior de Melo, Givanildo da Silva
    e024009
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2430
  • NOVO REGIONALISMO E INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA AMÉRICA LATINA E NO MERCOSUL

    Silvana Lorena Lagoria, María Clara Brunori
    e024010
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2330
  • SISTEMA MODULAR DE ENSINO MÉDIO: DA IMPLANTAÇÃO AO ESVAZIAMENTO NA VILA DE CURUAI-PARÁ

    Francisco de Assis do Nascimento Costa
    e024011
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2520
  • VIOLÊNCIA CONTRA AS MULHERES EM DUQUE DE CAXIAS: CONTRIBUIÇÕES DE UMA PESQUISA INTERVENÇÃO NO CURSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

    Cleonice Puggian, Ivanete Silva
    e024012
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2502
  • PEDAGOGIAS MIDIÁTICAS DA SEXUALIDADE NO CINEMA: Vermelho, Branco e Sangue Azul entre a representação, a política e os armários

    Miqueias Ramos dos Santos, Samilo Takara, Vinícius de Souza Santos
    e024013
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2578
  • GESTÃO DEMOCRÁTICA NOS SISTEMAS DE ENSINO: configurações de Norte a Sul do Brasil à luz dos Planos de Educação

    Meriam Santos de Farias, Kátia de Nazaré Santos Fonsêca, Norma-Iracema de Barros Ferreira
    e024014
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2559
  • ENSINO DE CUSTOS E METODOLOGIA ATIVA: reflexos na aprendizagem dos estudantes de Ciências Contábeis

    Carla Renata Rodrigues, Patricia Franzoni, Débora Gomes de Gomes
    e024015
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2485
  • FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA O USO PEDAGÓGICO DE TECNOLOGIAS EMERGENTES NA EDUCAÇÃO INFANTIL: uma investigação histórico-cultural em escolas públicas de Porto Velho/RO

    Telma de Souza Lopes, Rafael Fonseca de Castro, Josiane Zarco de Oliveira
    e024017
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2601
  • AMPLIANDO HORIZONTES: o potencial do podcast como ferramenta de educação inclusiva – uma Revisão Sistemática de Literatura

    Artur de Medeiros Queiroz, Everton Bedin
    e024018
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2533
  • CARACTERIZAÇÃO DA AUTONOMIA DO PESQUISADOR EDUCACIONAL E ELABORAÇÃO DE UM INSTRUMENTO DE ANÁLISE A PARTIR DO ESTUDO DA LITERATURA

    Elaine da Silva Machado, Sergio de Mello Arruda, Marinez Meneghello Pasos
    e024019
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2600
  • RACISMO NA ESCOLA E A FORMAÇÃO DOCENTE PARA A EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS

    Luciana da Silva de Araújo, Patrícia Medina
    e024020
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2474
  • PARE A AULA E FAÇA EXERCÍCIOS! PAUSAS FISICAMENTE ATIVAS MELHORAM O DESEMPENHO EM LEITURA E MATEMÁTICA DE CRIANÇAS ESCOLARES

    Mizael Carvalho de Souza, Luisa Matos da Silva, Natáli Valim Oliver Bento-Torres, João Bento-Torres
    e024021
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2584
  • PATOLOGIZAÇÃO E MEDICALIZAÇÃO DA VIDA ESCOLAR E O DIREITO SOCIAL À EDUCAÇÃO NO BRASIL

    Ronia Carla de Oliveira Lima Potente, Jonis Manhães Sales Felippe
    e024022
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2598
  • O APRENDER A APRENDER COMO EIXO DE FORMAÇÃO NO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA

    Vinícius Luge Oliveira
    e024024
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2400
  • A TEORIA DOS SISTEMAS FUNCIONAIS E A DINÂMICA INTERNA DO CAPITAL: uma aproximação da neurofisiologia com a crítica da economia política

    Heitor Graton Roman, Marilsa Miranda de Souza, Vinicius Rezende Carretoni Vaz
    e024025
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2597
  • Impactos do bullying na autoestima escolar de estudantes do Ensino Médio e Superior do Distrito Federal

    Felipe Alves de Sousa, Evelyn Jeniffer de Lima Toledo
    e024026
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2541
  • PROBLEMATIZAÇÕES DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS ESCOLARES E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA: a cultura africana e afro-brasileira na Lei 10639/2003

    Neuzi Herculina Alves de Souza, Ivanil Magalhães da Silva, Kátia Sebastiana Carvalho dos Santos Farias
    e024027
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2621
  • PERCEPÇÕES SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS PELOS ADOLESCENTES

    Antenor Sandi Junior, Salete Valer
    e024028
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2447
  • EDUCAÇÃO EM ANTONIO GRAMSCI COMO PRÁXIS DE EMANCIPAÇÃO DOS SUBALTERNOS

    Jefferson Carriello Carmo
    e024029
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2608
  • LITERATURA E EDUCAÇÃO: a importância das obras de Lima barreto no currículo da Educação Básica e na formação de identidades de estudantes negros

    Alexandre Ribeiro Neto, Nadja Slemen
    e024030
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2496
  • A EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA REDE PÚBLICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE PERNAMBUCO: concepções de gestores, professores e estudantes

    Wellington Lins de Souza, Vilde Gomes de Menezes, Thiago Rodrigo Fernandes da Silva Santos
    e024031
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2632
  • ANÁLISES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Kênia Aparecida Nascimento Freire Teodoro, Marli Lúcia Tonatto Zibetti, Patrícia Ferreira Miranda
    e024032
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2614
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO E A REPETIÇÃO DA HISTÓRIA: a primeira como tragédia e a segunda como farsa

    Marco Antônio de Oliveira Gomes, Luana Aparecida Moraes; Vinicius Ramos Bezerra
    e024033
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2612
  • CONDIÇÃO DOCENTE DE PROFESSORAS DE BEBÊS: a arte de compartilhar vidas

    Maria das Graças Oliveira , Isabela Sarah Trigueiro Custódio de Brito, Kimberlly Saiwry Nunes Pereira
    e024034
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2667
  • O FECHAMENTO DAS ESCOLAS QUILOMBOLAS NO ÂMBITO DA 9ª GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE ALAGOAS

    Maria Lenilda Caetano França, Maria Valquiria dos Santos, João Batista Santos Filho
    e024035
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2676
  • APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E DESAFIOS DA ABORDAGEM STEM NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA EM MOÇAMBIQUE

    Emília Maria José Guiraguira, Damasco Rocha Mateus Chalenga, Vital de Melo Lopes Napapacha, Claudio Pinto Nunes
    e024036
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2694
  • PARADOXOS NA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO ESTADO DO ACRE: A ATUALIZAÇÃO DOS VALORES DO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E A DESTRUIÇÃO DAS ESTRUTURAS DE CARREIRA

    Sérgio Roberto Gomes de Souza, Mark Clark Assen de Carvalho
    e024044
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2671
  • DO ENSINO REMOTO PARA O HÍBRIDO EM CURSO VOLTADO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

    Angelo Luiz Cortelazzo, André de Oliveira Garcia
    e024045
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2658
  • A COLONIZAÇÃO DO CAMPO EDUCACIONAL PELO IDEÁRIO NEOLIBERAL: o caso das escolas cidadãs integrais no Estado da Paraíba

    Iarityça da Silva Lindolfo , Marcelo Saturnino da Silva, Carlos Augusto de Medeiros
    e024047
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2681
  • ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: reflexões sobre a profissionalização dos alfabetizadores no contexto do Programa TOPA

    Graça dos Santos Costa, David Mallows , Camila Costa
    e024048
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2724
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO E O MODELO DE NEGÓCIOS CANVAS: ferramentas utilizadas para a aprendizagem em Empreendedorismo na graduação em Ciências Contábeis

    Giovanna Gomes Cure, Cristiane Gularte Quintana, Patricia Franzoni
    e024050
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2631
  • CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS DE CURRÍCULO DE ENSINO MÉDIO EM UMA PERSPECTIVA DESCENTRADA

    Adriana Schneider Muller Konzen, Priscila Rusalina Medeiros de Oliveira, Jean Mac Cole Tavares Santos
    e024051
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2737
  • VERBALIZAÇÕES DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS SOBRE ESCRITA ACADÊMICA E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS

    Elaine Vieira de Almeida, Maria Esteviane Lima Castro, Messias Dieb
    e024052
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2742
  • SABERES DA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES(AS): contribuições do TCC na produção do conhecimento

    Ellen Cristyna Vieira de Brito, Pedro Silva Coutinho, Joselma Ferreira Lima e Silva
    e024053
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2741
  • INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL GENERATIVA APLICADA AO ENSINO INCLUSIVO DE LINGUAGENS

    Jackeline Sousa Silva, Cícera Alves Agostinho de Sá
    e024054
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2738
  • BIOGRAFIA DA PROFESSORA ROSÁLIA BARROS: itinerâncias da formação e da atuação na educação básica

    Lidiane da Silva Pereira, Francinalda Machado Stascxak, Lia Machado Fiuza Fialho
    e024055
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2736
  • O ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ESTUDANTES COM AUTISMO DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

    Marcelo Jamyson de Paulo Mendes, Karla Colares Vasconcelos, Larisse Amorim Cavalcante
    e024056
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2739
  • PSICÓLOGO ESCOLAR NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA PERSPECTIVA DO PROFESSOR

    Rafaele Lima Batista Oriá, Tereza Gláucia Rocha Matos
    e024057
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2740
  • EMOÇÕES E APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

    Mauro Sérgio da Silva, Lucio Martínez Álvarez, Felipe Quintão de Almeida
    e024058
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2734
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E ENFRENTAMENTO ÀS LGBTIFOBIAS: narrativas de professoras/es do curso normal

    Douglas Luiz de Oliveira Moura, Aureliano Lopes da Silva Junior, Ronald Clay dos Santos Ericeira
    e024059
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2696
  • A IMPORTÂNCIA DA PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAIS DE ENSINO PARA A APRENDIZAGEM

    Lindovon Dias Pessoa, Iandra Fernandes Caldas, Francicleide Cesário de Oliveira
    e024060
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2680
  • ENTRE NORMATIVAS E EXPERIÊNCIA: Estágio Docência na Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba

    Diógenes Oliveira Pereira, Isabela Nathália Nunes Tristão , Fabiana Sena
    e024061
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2695
  • A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: avanços e retrocessos na Educação Básica em contextos de Povos e Comunidades Tradicionais

    Fernanda Seidel Vorpagel, Cláudia da Silva Cousin
    e024062
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2657
  • Ensaios sobre a prática pedagógica do professor de Educação Física da Educação Básica: uma análise de percepções

    Sthefane Lorrane Marinho do Nascimento, Jean Takehiro Shimomaebara Sato, Sérgio Eduardo Nassar
    e024063
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2686
  • POLÍTICA NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO: disputas pelo controle da formação para padronizar a docência

    Marize Peixoto da Silva Figueiredo
    e024064
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2752
  • REVISÃO DE LITERATURA SOBRE ESTUDOS RELATIVOS AO ENSINO DE PROBABILIDADE COM ÊNFASE EM SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS

    Mariana Mourão Omena, Acylena Coelho Costa
    e024065
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2729
  • DA EUFORIA À DISFORIA: reflexões sobre os territórios etnoeducacionais como modelo de organização escolar indígena

    Marcelo Gaudêncio Brito Pureza
    e024066
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2674
  • PERCEPÇÃO DOS EGRESSOS SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO DESENVOLVIMENTO DE SABERES PEDAGÓGICOS

    Wilton Cerqueira Silva, Adriano Leal Bruni
    e024067
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2684
  • DEZ ANOS DO PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO: considerações sobre a meta 9

    Sandra Fernandes Leite, Daniela Dos Santos Caetano, Lucila Conceição Pereira
    e024068
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2712

Resenha

  • ENTRE REDES E DESENHOS: CURRÍCULOS EM TRANSFORMAÇÃO

    Estér de Souza Batista Correa, Gênesis Guimarães Soares
    e024016
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2539
  • Daniel: Hegemonia e educação: padre Zaccaria e sua obra

    Alana de Oliveira Barbosa, Ewerton de Jesus Vieira
    e024046
    DOI: https://doi.org/10.24065/re.v14i1.2701
Ver Todas as Edições